sexta-feira, junho 17
Bandas de um sucesso (ou dois)
Se eu esqueci alguma, por favor, me lembrem!
SEMPRE LIVRE
Banda de música pop formada só por mulheres (Dulce Quental, substituída por Tonia Schubert e mais tarde por Denise Mastrangelo, voz; Lucia Lopes, bateria; Flavia Cavaca, baixo, Lelete, substituída por Sonia Bonfá e depois por Cleo Boechat, teclados, e Márcia, sendo substituída por Rosana Piegaia e depois por Louise Rabello, guitarra) que surgiu no começo da década de 80 impulsionada pelo grande sucesso da música "Eu Sou Free" (Ruban/ Patricia Travassos). Em 1984 veio o primeiro LP, "Avião de Combate", cuja música de trabalho ("Esse Seu Jeito Sexy de Ser") foi bastante executada nas rádios, mas não tanto como "Eu Sou Free". Depois de mudanças na formação, o grupo se desfez em 1986, mas voltou cinco anos depois com o disco "Vícios de Cidade" e uma formação que, da original, só mantinha a baterista.
HERVA DOCE
Herva Doce nasceu no Carnaval de 82 quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram juntos 4 músicas "demo". Foram gravadas "Volta Meu Bem", "Ganhei Um Avião", "O Negócio é Relaxar" e "Não Faz Sentido" - grande sucesso na voz de Ney Matogrosso - em 8 canais no estúdio de propriedade de Chico Batera, onde Marcelo trabalhava como engenheiro de som.
Esta demo foi mostrada na Rádio Cidade ao DJ Fernando Mansur que a aprovou, incluindo "Volta Meu Bem" na programação da rádio. Marcelo e Renato marcaram, então, reunião com Miguel Plopschi que na época era "boss" na EMI Odeon.
HANÓI-HANÓI
Grupo de rock integrado por Arnaldo Brandão (voz e baixo), Afonso (guitarra), Pena (bateria) e Cássio (percussão) e formado na cidade do Rio de Janeiro em meados da década de 1980. Após o encerramento das atividades do grupo Brylho, Arnaldo Brandão, um dos principais integrantes formou o grupo. Fazendo um rock 'funkeado' com letras de Brandão e do poeta Tavinho Paes, seu maior sucesso foi a canção "Totalmente demais", lançada em 1986, e regravada por Caetano Veloso.
NENHUM DE NÓS
Influenciados por rock inglês e música folk e americana, os amigos Thedy Corrêa (voz e baixo), Carlos Stein (guitarra) e Sady Homrich (bateria) formaram o Nenhum de Nós em Porto Alegre, em 1986. No ano seguinte, foram contratados pelo selo Plug, da BMG, e lançaram seu primeiro e homônimo LP, que não aconteceu de imediato. Em 88, quando a gravadora já os punha em estúdio para gravar o segundo disco, a música “Camila, Camila” estourou, tornando-se uma das mais tocadas no Brasil naquele ano. Em maio de 89, o Nenhum de Nós lançou “Cardume”, disco que, apesar de ter uma música no mesmo estilo de “Camila” (“Eu Caminhava”), acabou revelando como grande sucesso “Astronauta de Mármore”, versão para “Starman”, de David Bowie, que levou o LP à marca de 210 mil cópias vendidas.
HOJERIZAH
A formação mais duradoura e conhecida foi a composta por Toni Platão (vocal), Flávio Murrah (guitarra e principal compositor), Marcelo Larrosa (baixo) e Álvaro Albuquerque (bateria). Surgido no fim de 1983, o Hojerizah começou vagando pelos porões cariocas e levou alguns anos para criar uma identidade, sendo considerado durante bom tempo de difícil assimilação pelas gravadoras. Com Pros que Estão em Casa, música que integrava um compacto simples gravado em 1985 pela BB Records/Polygram, passaram a aparecer em rádios alternativas. Em 1987, soltaram Hojerizah na praça, com referências culturais como Dalí e Buñuel (com a capa que recriava uma cena do filme Um Cão Andaluz), temática desencantada do pós-punk e cuidadosa atenção nos arranjos. Trazia regravação de Pros que Estão em Casa, que conseguiu um bom espaço nas rádios.
PICASSOS FALSOS
Com o nome inicial de O Verso, o grupo teve primeira formação com Humberto Effe (vocal), Abílio Azambuja (bateria), Luis Gustavo (guitarra) e Zé Henrique (baixo), substituído depois por Luis Henrique. Depois de uma demo que passou despercebida, gravaram outra com três músicas produzidas por Alvin L., que também cedeu o título de uma canção para rebatizar a banda. Pularam dos palcos de espaços undergrounds e bares, em 1986, para as rádios alternativas com a gravações demo de Carne e Osso e Quadrinhos. O primeiro disco, Picassos Falsos, lançado pelo selo Plug, vertente da gravadora RCA direcionada ao rock, estourou as duas músicas no rádio. O LP seguinte foi Supercarioca, inspirado na catástrofe em que o Rio de Janeiro se tornou depois das chuvas de verão de 1988.
DEFALLA
Banda gaúcha de rock formada em 1984 e batizada em homenagem ao compositor espanhol erudito Manuel De Falla (1876-1946), começou a tocar no circuito alternativo de Porto Alegre, com influências de punk, hard rock e heavy metal. Lançaram cinco discos até 1993, quando participaram do Hollywood Rock e em seguida o vocalista Edu K saiu do grupo e lançou um disco solo. Alguns sucessos da banda foram "Não Me Mande Flores", "Repelente", "Sossego" (Tim Maia) e "Como Vovó Já Dizia" (Raul Seixas).
MAGAZINE
Kid Vinil formou em 1980 o grupo Verminose, de orientação rockabilly, com o guitarrista Minho K, o baixista Stopa e o baterista Trinkão. Com a substituição de Minho K por Ted Gaz, o nome mudou para Magazine e a direção sonora para a new wave. A bem-humorada “Sou Boy” estourou o grupo em 1983, em meio ao nascente cenário do Rock Brasil dos 80. “Tic-Tic Nervoso” (de Antônio Luiz e Marcos Serra), “Adivinhão” (rock da época da jovem guarda, composto por Baby Santiago e gravado originalmente por George Freedman) e “Comeu” (Caetano Veloso) foram outros sucessos do Magazine com a participação de Kid, que saiu em 1985, para formar a banda de blues-rock Os Heróis do Brasil (que gravou disco homônimo em 1986), com o guitarrista André Christovam. Um disco solo em 1988, e Kid remontaria o Verminose com Stopa, Trinkão e os guitarristas Duca e Carlos Nishimiya.
ABSYNTHO
Em 1983, a música "Ursinho Blau Blau" ganhou o país. O vocalista dabanda Absyntho, Silvinho, entoava algumas das canções mais kitsch do rock. Na época em que Blau-Blau era a Anna Júlia das rádios, o Absyntho sofre uma superexposição na mídia, freqüentando por quase um ano todos os programas de auditório da televisão, fazendo cinco shows por semana, vendeno 100.000 cópias do compacto e, óbvio, ganhando muito dinheiro. Depois, veio a ressaca, o fracasso em conseguir um novo hit.
DR. SILVANA & CIA.
A banda carioca Dr. Silvana e Cia teve sucesso efêmero em meados dos anos 80. Lançou-se com o hit "Eh! Oh!" e depois chegou a emplacar "Serão Extra (Ela foi dar mamãe)” e "Taca a Mãe pra Ver se Quica". Tentaram voltar em 1993, lançando o CD "A Vingança" - quarto álbum da banda - mas sem maior repercussão. Ainda apresenta-se esporadicamente com nova formação.
SEMPRE LIVRE
Banda de música pop formada só por mulheres (Dulce Quental, substituída por Tonia Schubert e mais tarde por Denise Mastrangelo, voz; Lucia Lopes, bateria; Flavia Cavaca, baixo, Lelete, substituída por Sonia Bonfá e depois por Cleo Boechat, teclados, e Márcia, sendo substituída por Rosana Piegaia e depois por Louise Rabello, guitarra) que surgiu no começo da década de 80 impulsionada pelo grande sucesso da música "Eu Sou Free" (Ruban/ Patricia Travassos). Em 1984 veio o primeiro LP, "Avião de Combate", cuja música de trabalho ("Esse Seu Jeito Sexy de Ser") foi bastante executada nas rádios, mas não tanto como "Eu Sou Free". Depois de mudanças na formação, o grupo se desfez em 1986, mas voltou cinco anos depois com o disco "Vícios de Cidade" e uma formação que, da original, só mantinha a baterista.
HERVA DOCE
Herva Doce nasceu no Carnaval de 82 quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram juntos 4 músicas "demo". Foram gravadas "Volta Meu Bem", "Ganhei Um Avião", "O Negócio é Relaxar" e "Não Faz Sentido" - grande sucesso na voz de Ney Matogrosso - em 8 canais no estúdio de propriedade de Chico Batera, onde Marcelo trabalhava como engenheiro de som.
Esta demo foi mostrada na Rádio Cidade ao DJ Fernando Mansur que a aprovou, incluindo "Volta Meu Bem" na programação da rádio. Marcelo e Renato marcaram, então, reunião com Miguel Plopschi que na época era "boss" na EMI Odeon.
HANÓI-HANÓI
Grupo de rock integrado por Arnaldo Brandão (voz e baixo), Afonso (guitarra), Pena (bateria) e Cássio (percussão) e formado na cidade do Rio de Janeiro em meados da década de 1980. Após o encerramento das atividades do grupo Brylho, Arnaldo Brandão, um dos principais integrantes formou o grupo. Fazendo um rock 'funkeado' com letras de Brandão e do poeta Tavinho Paes, seu maior sucesso foi a canção "Totalmente demais", lançada em 1986, e regravada por Caetano Veloso.
NENHUM DE NÓS
Influenciados por rock inglês e música folk e americana, os amigos Thedy Corrêa (voz e baixo), Carlos Stein (guitarra) e Sady Homrich (bateria) formaram o Nenhum de Nós em Porto Alegre, em 1986. No ano seguinte, foram contratados pelo selo Plug, da BMG, e lançaram seu primeiro e homônimo LP, que não aconteceu de imediato. Em 88, quando a gravadora já os punha em estúdio para gravar o segundo disco, a música “Camila, Camila” estourou, tornando-se uma das mais tocadas no Brasil naquele ano. Em maio de 89, o Nenhum de Nós lançou “Cardume”, disco que, apesar de ter uma música no mesmo estilo de “Camila” (“Eu Caminhava”), acabou revelando como grande sucesso “Astronauta de Mármore”, versão para “Starman”, de David Bowie, que levou o LP à marca de 210 mil cópias vendidas.
HOJERIZAH
A formação mais duradoura e conhecida foi a composta por Toni Platão (vocal), Flávio Murrah (guitarra e principal compositor), Marcelo Larrosa (baixo) e Álvaro Albuquerque (bateria). Surgido no fim de 1983, o Hojerizah começou vagando pelos porões cariocas e levou alguns anos para criar uma identidade, sendo considerado durante bom tempo de difícil assimilação pelas gravadoras. Com Pros que Estão em Casa, música que integrava um compacto simples gravado em 1985 pela BB Records/Polygram, passaram a aparecer em rádios alternativas. Em 1987, soltaram Hojerizah na praça, com referências culturais como Dalí e Buñuel (com a capa que recriava uma cena do filme Um Cão Andaluz), temática desencantada do pós-punk e cuidadosa atenção nos arranjos. Trazia regravação de Pros que Estão em Casa, que conseguiu um bom espaço nas rádios.
PICASSOS FALSOS
Com o nome inicial de O Verso, o grupo teve primeira formação com Humberto Effe (vocal), Abílio Azambuja (bateria), Luis Gustavo (guitarra) e Zé Henrique (baixo), substituído depois por Luis Henrique. Depois de uma demo que passou despercebida, gravaram outra com três músicas produzidas por Alvin L., que também cedeu o título de uma canção para rebatizar a banda. Pularam dos palcos de espaços undergrounds e bares, em 1986, para as rádios alternativas com a gravações demo de Carne e Osso e Quadrinhos. O primeiro disco, Picassos Falsos, lançado pelo selo Plug, vertente da gravadora RCA direcionada ao rock, estourou as duas músicas no rádio. O LP seguinte foi Supercarioca, inspirado na catástrofe em que o Rio de Janeiro se tornou depois das chuvas de verão de 1988.
DEFALLA
Banda gaúcha de rock formada em 1984 e batizada em homenagem ao compositor espanhol erudito Manuel De Falla (1876-1946), começou a tocar no circuito alternativo de Porto Alegre, com influências de punk, hard rock e heavy metal. Lançaram cinco discos até 1993, quando participaram do Hollywood Rock e em seguida o vocalista Edu K saiu do grupo e lançou um disco solo. Alguns sucessos da banda foram "Não Me Mande Flores", "Repelente", "Sossego" (Tim Maia) e "Como Vovó Já Dizia" (Raul Seixas).
MAGAZINE
Kid Vinil formou em 1980 o grupo Verminose, de orientação rockabilly, com o guitarrista Minho K, o baixista Stopa e o baterista Trinkão. Com a substituição de Minho K por Ted Gaz, o nome mudou para Magazine e a direção sonora para a new wave. A bem-humorada “Sou Boy” estourou o grupo em 1983, em meio ao nascente cenário do Rock Brasil dos 80. “Tic-Tic Nervoso” (de Antônio Luiz e Marcos Serra), “Adivinhão” (rock da época da jovem guarda, composto por Baby Santiago e gravado originalmente por George Freedman) e “Comeu” (Caetano Veloso) foram outros sucessos do Magazine com a participação de Kid, que saiu em 1985, para formar a banda de blues-rock Os Heróis do Brasil (que gravou disco homônimo em 1986), com o guitarrista André Christovam. Um disco solo em 1988, e Kid remontaria o Verminose com Stopa, Trinkão e os guitarristas Duca e Carlos Nishimiya.
ABSYNTHO
Em 1983, a música "Ursinho Blau Blau" ganhou o país. O vocalista dabanda Absyntho, Silvinho, entoava algumas das canções mais kitsch do rock. Na época em que Blau-Blau era a Anna Júlia das rádios, o Absyntho sofre uma superexposição na mídia, freqüentando por quase um ano todos os programas de auditório da televisão, fazendo cinco shows por semana, vendeno 100.000 cópias do compacto e, óbvio, ganhando muito dinheiro. Depois, veio a ressaca, o fracasso em conseguir um novo hit.
DR. SILVANA & CIA.
A banda carioca Dr. Silvana e Cia teve sucesso efêmero em meados dos anos 80. Lançou-se com o hit "Eh! Oh!" e depois chegou a emplacar "Serão Extra (Ela foi dar mamãe)” e "Taca a Mãe pra Ver se Quica". Tentaram voltar em 1993, lançando o CD "A Vingança" - quarto álbum da banda - mas sem maior repercussão. Ainda apresenta-se esporadicamente com nova formação.
Bryan Ferry, ícone do glam rock
Ao lado de Graham Simpson, Bryan Ferry iniciou sua carreira à frente do grupo Roxy Music, no início dos anos 70. Ferry alcançou a fama como cantor, compositor e designer daquele estilo pioneiro pop extravagante do Roxy Music, hoje tido como ícone que começou como uma noção revolucionária e iconoclasta de onde se dispunham os limites do rock.
Eles iniciaram um abalo sísmico, utilizando glamour, trauma e experimentos selvagens e destemidos, sônicos e visuais. Através da década de 80 foi firmando-se em carreira solo à medida que crescia o mercado de new wave. Já com os pés fincados no pop romântico, fez bastante sucesso com as músicas “Slave to Love” e “Don’t Stop the Dance”.
Ouça aqui!
SLAVE TO LOVE
Bryan Ferry
Tell her I'll be waiting
In the usual place
With the tired and weary
And there's no escape
To need a woman
You've got to know
How the strong get weak
And the rich get poor
You're running with me
Don't touch the ground
We're restless hearted
Not the chained and bound
The sky is burning
A sea of flame
Though your world is changing
I will be the same
The storm is breaking
Or so it seems
We're too young to reason
Too grown up to dream
Now spring is turning
Your face to mine
I can hear your laughter
I can see your smile
No-I can't escape
I'm a slave to love
Série - Encontros inesquecíveis
Paul McCartney fez uma tentativa de parceria com Michael Jackson nos anos 80, mas acabaram brigando quando Paul descobriu que Michael comprara todos os direitos de reprodução das músicas dos Beatles. Do encontro, em 1983, ficaram Say say say e The girl is mine.
quinta-feira, junho 16
Indiana Jones, a trilogia
OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
Título Original: Raiders Of The Lost Ark
EUA, 1981
Ficha técnica:
Harrison Ford (Indiana Jones)
Karen Allen (Marion Ravenwood)
Paul Freeman (Rene Belloq)
Ronald Lacey (Toht)
John Rhys-Davies (Sallah)
Alfred Molina (Sapito)
Denholm Elliott (Marcus Brody)
Wolf Kahler (Dietrich)
Don Fellows (Coronel Musgrove)
William Hootkins (Major Eaton)
Fred Sorenson (Jock)
Anthony Higgins
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Lawrence Kasdan, baseado em estória de George Lucas e Philip Kaufman
Produção: Frank Marshall
Sinopse:
Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras conteria "Os Dez Mandamentos" que Moisés trouxe do Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.
INDIANA JONES E O TEMPLO DA PERDIÇÃO
Título Original: Indiana Jones and the Temple of Doom
EUA, 1984
Ficha técnica:
Harrison Ford (Indiana Jones)
Kate Capshaw (Willie Scott)
Amrish Puri (Mola Ram)
Roshan Seth (Chattar Lal)
Philip Stone (Capitão Blumburtt)
Roy Chiao (Lao Che)
David Yip (Wu Han)
Ric Young (Kao Kan)
Chua Kah Joo (Chen)
Philip Tan (Chefe Henchman)
Dan Aykroyd (Weber)
Steven Spielberg (Turista no aeroporto)
Jonathan Ke Quan
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Willard Huyck e Gloria Katz, baseado em estória de George Lucas
Produção: Robert Watts
Sinopse:
O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) tem agora que resgatar as pedras roubadas por um feiticeiro, para libertar crianças escravizadas. Para tanto, enfrenta os poderes mágicos e o fanatismo de um culto que sacrifica seres humanos.
INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA
Título Original: Indiana Jones and the Last Crusade
EUA,1989
Ficha técnica:
Harrison Ford (Indiana Jones)
Sean Connery (Prof. Henry Jones)
Denholm Elliott (Marcus Brody)
Alison Doody (Dra. Elsa Schneider)
John Rhys-Davies (Sallah)
Julian Glover (Walter Donovan)
River Phoenix (Jovem Indiana Jones)
Michael Byrne (Vogel)
Kevork Malikyan (Kazim)
Richard Young (Fedora)
Alexei Sayle (Sultão)
Paul Maxwell (Panama Hat)
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Jeffrey Boam, baseado em estória de George Lucas e Menno Meyjes
Produção: Robert Watts
Música: John Williams
Sinopse:
O arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) desta vez enfrenta os nazistas para salvar seu pai (Sean Connery) e encontrar o Santo Graal, o cálice sagrado.
Música:
John Williams
Efeitos especiais:
Industrial Light & Magic
Links:
Site Oficial: http://www.indianajones.com/
Série - Poetas dos 80's
"Pra mim, rock’n’roll é tocar, se divertir, fazer o maior auê e ir embora."
(Renato Russo)Renato Manfredini Junior nasceu no dia 27 de março de 1960, às 4 horas, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Teve uma infância comum. Soltava pipa, brincava de pique, andava de carrinho de rolimã onde morava, na Ilha do Governador, bairro da Leopoldina.
No início da adolescência, nos anos 70, Renato Russo começa a ter os primeiros sonhos de formar uma banda. No final da década, se envolve com o movimento Punk criado em Londres. Calças rasgadas e alfinete na orelha eram suficientes para chocar a sociedade brasiliense da época. Em 1978, conhece o guitarrista e filho de diplomata André Petrorius e o baterista Felipe Lemos, com quem formaria o Aborto Elétrico, embrião da Legião Urbana.
Em 1980, já com 20 anos, Renato realiza o primeiro show com músicas próprias, no bar Só Cana, em Brasília. André deixa a banda para prestar serviço militar na África do Sul. O aborto ganha mais dois integrantes: Flávio Lemos e Ico Ouro Preto (irmão do Dinho, do Capital Inicial). No mesmo ano, Renato conhece Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O Aborto Elétrico acaba no ano seguinte.
Nessa época, Renato passa a compor com mais intensidade e aumenta a freqüência dos shows de voz e violão. Fica conhecido como Trovador Solitário. A Legião Urbana só seria formada em 1982. Tocam, com a formação clássica, pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 1983, no Circo Voador, no dia 23 de julho. O primeiro disco sai em 1985. Daí para frente, o sucesso do grupo é meteórico.
Na década de 90, Renato inicia carreira solo. O primrio disco da carreira solo é lançado em 1994, com 21 músicas em inglês. Os royalties de The Stonewall Celebration Concert seriam revertidos para a Ação da Cidadania Contra a Miséria e a Fome, do sociólogo Betinho. Em janeiro de 1995 acontece o último show da Legião Urbana, na boate Reggae Night, em Santos.
No dia 11 de outubro de 1996, 1h15, morre Renato Russo, em seu apartamento na Nascimento Silva, em Ipanema. Uma semana depois é decretado oficialmente o fim da Legião Urbana, deixando milhões de fãs órfãos.
Ouça aqui!
TEOREMA
Legião Urbana
Não vá embora
Fique um pouco mais
Ninguém sabe fazer
O que você me faz
É exagero
E pode até não ser
O que você consegue
Ninguém sabe fazer.
Parece energia mas é só distorção
E não sabemos se isso é problema
Ou se é a solução
Não tenha medo
Não preste atenção
Não dê conselhos
Não peça permissão
É só você quem deve decidir o que fazer
Pra tentar ser feliz
Parece energia mas é só distorção
E parece que sempre termina
Mas não tem fim
Não vá embora
Fique um pouco mais
Ninguém sabe fazer
O que você me faz
É exagero
E pode até não ser
O que você consegue
Ninguém sabe fazer
Parece um teorema sem ter demonstração
E parece que sempre termina
Mas não tem fim
As exageradas da década retrasada
Viúva Porcina
Cyndi Lauper
Nina Hagen
Elke Maravilha
Madonna
Kate Pierson
quarta-feira, junho 15
Enforquem o DJ!!!!
No começo dos anos 80, Steven Patrick Morrissey procurava um companheiro para compor músicas para suas letras, então por indicação, conheceu Jhonny Marr, que trabalhava numa loja de roupas. Em 1982, resolverem se juntar para fazer músicas e vender a outros artistas, mas mudaram de idéia e chamaram mais dois músicos, Mike Joyce e Andy Rourke, para compor a banda The Smiths. Eles conseguiram um acordo com o selo Rough Trade, e já no primeiro single, Hand in Glove, podia-se notar que a banda possuia um potencial incrível, o que ficou comprovado no lançamento do primeiro disco, que tinha como músicas principais, What Difference Does it Make?, Still ill, Hand in Glove e This Charming Man.
Em 1984, Heavens knows im miserable now, cai no gosto popular, especialmente no Brasil — e continua sendo tocada nas rádios até hoje. Jhonny Marr começa a despontar como uma das personalidades musicais mais importantes dos anos 80. Sua guitarra parece ser a companheira perfeita para a voz aveludada de Moz (apelido de Morrisey), virtude que pode ser comprovada em músicas como How Soon is Now?, e I Want the One i Cant Have.
Mas os Smiths não seriam os mesmos sem o baixo empolgante de Rourke (vide Barbarims Begins at Home e This Charming Man) e a bateria discreta de Joyce. Esse quarteto perfeito grava sua obra prima em 1986, o disco The Queen is Dead, que chega às lojas no auge da banda, mostrando que os Smiths estavam muito mais experientes, ironizando e protestando contra a sua nação e contra a igreja de uma forma genial.
O álbum Strangeways Here we Come é a prova definitiva de que a banda mudara. Há quem ache que a última faixa do CD, I wont Share You, é, na verdade, uma composição de Morrissey dedicada a Jhonny Marr, prevendo uma futura desintegração da banda. Alguns acreditam que as pequenas discussões entre Morrissey e Marr que ocorriam cada vez mais freqüentemente nos últimos anos da banda, foram as responsáveis pelo fim dos Smiths. Mas a verdadeira causa da separação nunca foi esclarecida.
Ouça aqui!
PANIC
The Smiths
Panic on the streets of London
Panic on the streets of Birmingham
I wonder to myself
Could life ever be sane again
on the Leeds side-streets that you slip down
I wonder to myself
Hopes may rise on the Grasmeres
But Honey Pie, you're not safe here
So you run down
To the safety of the town
But there's Panic on the streets of Carlisle
Dublin, Dundee, Humberside
I wonder to myself
Burn down the Disco
Hang the blessed D.J.
Because the music that they constantly play
IT SAYS NOTHING TO ME ABOUT MY LIFE
Hang the blessed D.J.
Because the music they constantly play
On the Leeds side-streets that you slip down
On the provincial towns that you jog 'round
Hang the D.J.,. Hang the D.J.,.Hang the D.J..
Hang the D.J., Hang the D.J., Hang the D.J..
HANG THE D.J., HANG THE D.J., HANG THE D.J.
HANG THE D.J., HANG THE D.J., HANG THE D.J.
E surge o axé music
Dos 7 aos 16 anos , cantava, das 22 horas às 4 da manhã, sucessos dos Jackson Five, Beegees e Steve Wonder. Todas os hits de rádio e pot-pourri dos LPs "Os Motocas" — a bíblia das bandas de baile. A estrada foi a escola de música de Luiz Caldas.
Aos 16 quando descobriu o rock sinfônico do Pink Floyd e seu próprio jeito de fazer música, deixou os palcos de Ipiaú, Jequié e Feira de Santana e partiu para cantar frevo no Trio Tapajós e depois para o sucesso nacional da axé músic. "O baile me deixou mais aberto, mais democrático, não gosto do monopólio".
Nascido em Feira de Santana (BA), aos sete anos começou a aprender violão vendo Durval Caldas, o seu irmão mais velho, tocar. Ao lado de um outro irmão, Paulinho Caldas, fundou um conjunto só de crianças que se chamava "The Pamafr's". Começou a cantar aos 7 anos de idade, em um baile realizado em Vitória da Conquista. Tocou em vários bailes do interior do Estado.
Nos anos 70, foi parar no seu primeiro trio elétrico, o Tapajós, onde criou o grupo Acordes Verdes. Do Trio Tapajós foi trabalhar nos estúdios WR como musico e arranjador. Nos anos 80 fez uma nova formação do Acordes Verdes, tendo entre os músicos Carlinhos Brown, na percussão. E surge, daí, para o país e o mundo, o axé music.
FRICOTE
Luis Caldas
Nega do cabelo duro
Que não gosta de pentear
Quando passa na baixa do tubo
O negão começa a gritar
Pega ela aí
pega ela aí
Pra que ?
Pra passar batom
De que cor?
De violeta
Na boca e na bochecha
Pra que?
Pra passar batom
De que cor?
De cor azul
Na bboca e na boca do céu
terça-feira, junho 14
Labirinto (1985)
LABIRINTO
Título original: Labyrinth
Estados Unidos, 1985
Sinopse:
Totalmente frustrada por ter que cuidar do irmão mais novo em mais um final de semana, a adolescente Sarah, que possui muita imaginação, acaba dando vida aos duendes personagens do seu livro favorito Labirinto, para que eles sumam com o bebê. Mas quando o pequeno Toby realmente desaparece, Sarah precisa ir atrás dele neste mundo de conto de fadas e tentar resgatá-lo das mãos do maldoso Rei dos Duendes (Bowie).
Protegendo o castelo, encontra-se o labirinto - um emaranhado de armadilhas repleto de estranhos personagens e perigos desconhecidos. Com o intuito de salvar Toby a tempo, Sarah terá que enganar o rei ficando amiga dos duendes que o protegem, na esperança de que a fidelidade deles não passe apenas de uma ilusão num lugar em que nada parece ser o que é!
Ficha técnica:
David Bowie - Jareth, o rei dos duendes
Jennifer Connelly - Sarah (a heroína
Toby Froud - Toby (o bebê)
Shelley Tompson - a madrasta
Christopher Malcolm - o pai
Natalie Finland - Fada
Shari Weiser - Hoggle
Jim Henson - Direção, roteiro e bonecos
George Lucas - Produtor-executivo
Trilha Sonora:
David Bowie, Trevor Jones
Músicas e letras
Link:
Site com script, fotos, audio e memorabilia do filme:
www.astrolog.org/labyrnth/movie.htm
É o lobo, é o lobo, é o lobo...
"O rock errou!"
(Lobão)
Logo no início da agitação do BRock dos anos 80, Lobão, recém-saído do grupo Vímana, era o baterista da Blitz. Pouco depois do lançamento de As Aventuras da Blitz, Lobão saltou do barco e conseguiu uma gravadora para lançar seu disco solo, Cena de Cinema, que havia sido feito um ano antes, com os amigos (Marina e músicos da Blitz, inclusive).
Começava aí uma carreira das mais importantes do Rock Brasil, de um artista sempre inconformista, que gravou discos clássicos como Ronaldo Foi Pra Guerra, O Rock Errou, Vida Bandida (que refletiu suas experiências no mês em que esteve preso na Polinter por porte de droga) e músicas mais ainda – Me Chama (regravada por Marina e ninguém menos que João Gilberto), Corações Psicodélicos, Revanche, Vida Bandida, Chorando no Campo e Essa Noite Não.
Ouça aqui!
CENA DE CINEMA
Lobão - Bernardo Vilhena - Marina Lima
Tava queimando no meu carro
A tal da gasolina
E, de repente, meu amor me avisou
Vou sair de cena
Me deu um beijo na corrida
Correndo ela sumiu
Desceu voando a escadaria do metrô
Cena de cinema
Lá embaixo nao tem estrela
É a maior ficção
Fico alucinado
E a luz no fim do túnel
Vem me hipnotizar
Tava queimando na estrada
Ao sol do meio dia
E, da repente, o rádio tocou
Cena de cinema
Vi meu amor numa lambreta
Com a sua capa pena
Passou por mim, a menos de cem
Passou por mim, a menos de cem
Passou por mim, a menos de cem
E saiu de cena
Modelitos anos 80 - Post 2
Ninguém lembra do pobre Marcelo
Para quem não lembra, Abre Coração, do cantor Marcelo, foi hit dos anos 80. A música também foi gravada, mais recentemente, pela banda Cheiro de Amor, se é que isso ajuda muito...
ABRE CORAÇÃO
Meu amor, estou tão sozinho
Não consigo encontrar, nada
que me faça, sentir melhor
(Uou-uou-uou-uou-uou-uou)
Só o sonho, vive na memória
Daquele tempo feliz, tempo que
você me quis, e me amou
Mas meu mundo não teve mais
nenhum segundo se quer de mais
e nesse jogo eu perdi demais
Você me roubou um beijo,
eu que fui para a prisão,
o amor trancou a chave
no seu coração....
Ai! abre coração
vem me fazer feliz
Ai! abre coração
vem me fazer feliz
(uou-uou-uou-uou)
segunda-feira, junho 13
Série - Encontros inesquecíveis
Paul e Stevie. Encontro de feras no início da década, em 1982.
Pretenders, teu nome é new wave
No início de 1978, Chrissie Hynde produziu uma demo que atraiu a atenção de um dono de uma gravadora londrina, o qual lhe propôs um contrato. A formação original da banda era composta pelo baixista Pete Farndon, que veio a ser o namorado de Hynde, o baterista Martin Chambers e o guitarrista James Honeyman-Scott. Eles gravaram um cover do Kinks, "Stop Your Sobbing", que foi lançado, com elogios da crítica, em 1979. Logo após, veio o single das músicas "Kid" e "Tattooed Love Boys" e só então a banda lançou seu primeiro grande sucesso, "Brass in Pocket".
Os singles foram todos incluídos num álbum também chamado Pretenders, que foi um clássico que aclamou Hynde como uma grande revelação do rock. O Pretenders realizou uma longa turnê pelos EUA, durante a qual Hynde se envolveu com Ray Davies do Kinks, o primeiros dentre os vários romances polêmicos dela. O álbum Pretender II foi lançado em 1981, trazendo Hynde num estilo mais sexy e os solos alucinantes do guitarrista Honeyman-Scott. Entretanto, a banda estava em atrito.
Mergulhado nas drogas, Farndon se tornou extremamente isolado e acabou sendo expulso da banda em 1982. Depois de uma semana, Honeyman-Scott foi encontrado morto em Londres, após uma overdose de drogas. Menos de um ano depois, Farndon também morre. Chambers e Hynde persistiram e voltaram a estúdio com o guitarrista Billy Bremner e o baixista Tony Butler, para gravar "Back on the Chain Gang", o maior sucesso da banda.
Em 1984, foi lançado Learning to Crawl. Bem mais para o lado pop do que seus antecessores, este álbum tentou pegar carona no sucesso do antigo Pretenders, mas só conseguiu mostrar que não possuia nenhuma base. O álbum alcançou a posição no. 5 nas paradas americanas resultou numa turnê mundial. Durante a turnê, Hynde conheceu e casou-se com Jim Kerr, do Simple Minds. Logo, ela teve sua segunda filha.
No Live Aid, em 1985, Hynde se apresentou com o UB40, fazendo um cover de "I Got You Babe" de Sonny e Cher. No ano seguinte, foi lançado Get Close, o quarto álbum da banda, embora Hynde fosse a única integrante restante da formação original. A banda começou a se dissolve. No final da década de 80, Hynde começou a passar a maior parte de seu tempo arrecadando dinheiro para várias obras de caridade e pregações em benefício do vegetarianismo. Ela se divorciou de Kerr em 1990.
Ouça aqui!
MIDDLE OF THE ROADIn the middle of the road,
Is trying to find me.
I'm standing in the middle of life with my pains behind me.
But, I got a smile
For everyone I meet.
Long as you don't try dragging my bay,
Or dropping a bomb on the street.
Come on baby,
Get in the road.
Come on now,
In the middle of the road, yeah.
In the middle of the road,
You see the darnest things.
Like fat cats driving around in jeeps through the city,
Wearing big diamond rings and silk suits.
Past corrugated tin shacks holed up with kids and
Man I don't mean a Hampstead nursery.
But when you own a big chunk of the bloody third world,
The babies just come with the scenery.
Come on baby,
Get in the road.
Come on now,
In the middle of the road, yeah.
One. Two. Three. Four. Five. Six.
In the middle of the road,
Is my private cul de sac.
I can't get from the cab to the curb,
Without some little jerk on my back,
Don't harass me kid,
Can't you tell I'm going home, I'm tired as hell,
I'm not the cat I used to be,
I've got a kid, I'm thirty-three baby.
Get in the road.
Come on now,
In the middle of the road.
Os precursores do techno
DEPECHE MODE
As origens do Depeche Mode datam de 1976, quando em Basildon, Inglaterra, Andrew Fletcher (baixo/teclado) e Vince Clarke (teclado) se encontram pela primeira vez e formam a banda "No Romance in China" que teve vida muito curta, até 1979 quando Vince, juntamente com Martin Gore (guitarra/teclado), formaria uma nova dupla chamada "French Look". Não demorou muito para que Andrew Fletcher se juntasse ao grupo, formando assim o "Composition of Sound" com Vince no vocal. Em meados de 1980, o cantor Dave Gahan entra para o grupo que passa a se chamar Depeche Mode, nome este tirado de uma revista francesa de moda, que em português significa "Moda Passageira". Era o início de tudo que temos até hoje.
A primeira música do Depeche Mode a surgir no cenário musical inglês foi uma versão de Photographic, faixa incluída na compilação "Some Bizarre Album" (1980). Essa faixa foi relançada como bônus posteriormente na reedição de The Singles 81-85 (aquele de capa vermelha) em 1998. Depois de assinarem um contrato com a Mute Records, a banda lança seu primeiro single Dreaming of Me no início de 1981, seguido por New Life. Mas seu espaço na mídia só foi conquistado com o lançamento do terceiro single, Just Can't Get Enough, que esteve entre as 10 mais da parada inglesa, se tornando um sucesso inclusive no Brasil.
NEW ORDER
Primeiro, em 1977, era a banda Warsaw. Quem em 1978 mudou o nome para Joy Division. Em 1980, Ian Curtis, um dos membros da banda, é encontrado morto na sua casa em Manchester às vésperas da primeira turnê na America. Suicídio. Naquele mesmo ano, Closer, o último álbum do Joy Division é lançado. Os três membros que ficaram decidem mudar o nome do grupo mais uma vez — nasce o New Order. Nessa época, Gillian Gilbert assume os teclados do New Order. Movement, o primeiro álbum de todo material do New Order é lançado em 1981, com as faixas "Dreams Never End," "Truth," e "Denial."
O segundo LP só viria em 1985. Low Life traz o sucesso Perfect kiss, que ficaria, naquele mesmo ano, no Top 5 dance americano. Pretty in Pink, de John Hughes, é lançado. Aqui, levou o nome Garota de rosa-shocking. Na trilha, três músicas do New Order, incluindo "Shell-Shock" que ganhou o movie's platinum pela trilha sonora. O single "Bizarre Love Triangle" é lançado no mesmo ano e, a partir daí, seguem-se várias turnês. O New Order chega ao Brasil em novembro de 1989.
PET SHOP BOYS
Neil Francis Tennant nasceu no dia 10 de julho, em 1954 na cidade de North Shields, Inglaterra. Sua mãe sempre sonhou ver o filho como jornalista da BBC. O máximo que Tennant conseguiu foi ser repórter na Smash Hits. Christopher Sean Lowe nasceu em 4 de outubro de 1959, na cidade de Blackpool. Tocou trombone no colégio e foi trabalhar como arquiteto. Neil e Chris se conheceram numa loja de eletrônicos ou de CDs (não se sabe o certo) por volta de 1981.
Os dois formaram um duo: Tennant nos vocais e Lowe nos teclados passando a se apresentar em pubs. Nessa época eles se apresentavam como "West End". Antes de lançar o primeiro single West End Girls (em 85) eles já haviam mudado o nome para Pet Shop Boys. No entanto o single não foi bem sucedido. Em 86, com o lançamento de "Please", o primeiro álbum, West End Girls chega ao topo das paradas. O lançamento de "Actually" em 87 mostra que o talento do duo não estava apenas em uma música.
"Introspective" foi lançado em 88 e tinha apenas seis músicas. Esse é o álbum mais difícil de ser comentado. A música mais curta tem quase sete minutos e a capa é cheia de listras coloridas, isso sem falar no encarte onde Tennant e Lowe aparecem com um cachorro no colo. Para alguns esse é o melhor álbum lançado pelo duo. Para outros, esse álbum é sem dúvida o melhor de toda a década de 80.
INFORMATION SOCIETY
Abreviadamente pelos fãs para InSoc, o grupo surgiu da união de estudantes de Minneapolis, em 1981. Paul Robb, Kurt Harland, James Cassidy e Amanda Kramer tinham um gosto em comum por música e pelas pistas da época. Os primeiros ensaios da banda surgiram em 1981. Em 1982, lançam um EP com cinco músicas, o primeiro contato "real" com o mundo da música. Entre 83 e 84, lançam um mini-LP chamado Creatures of Influence, que pouquíssima gente ouviu e virou raridade. Segundo o próprio Paul, o disco foi um fracasso comercial porque o InSoc tentou fazer um som "difícil" demais.
Em 1985, o InSoc lança um compacto com uma das músicas já lançada anteriormente: Running foi sucesso absoluto das pistas da época e foi esta música que colocou o InSoc no cenário technopop da época. Fizeram uma excursão por diversos lugares nos EUA em 1986, e assinaram um contrato com a gravadora independente Tommy Boy em 1987. Lançam o álbum Information Society em 88, que, obviamente, possuia a música Running. Porém, a música que se destacou no álbum foi What's on Your Mind, alcançando terceira posição nas paradas. Com essas duas músicas, o álbum alcançou o Top 5 entre os mais vendidos. Daí pra frente, foi aberto caminho para a música Walking Away disparar, que chegou ao Top 9. Repetition, a primeira balada romântica, estourou nas rádios brasileiras em 89, embora sem grande destaque no exterior. Receberam o título de revelação pela revista Rolling Stone e música do ano pela revista Spin. Em agosto de 89, fazem vários shows no Brasil, com teclados de Sally Berg. Com esses shows, o InSoc vira mania nacional.
domingo, junho 12
Série - Poetas dos 80's
"I am a cult hero."
(Robert Smith)
Robert James Smith, o Bob, nasceu em 21 de abril de 1959. Desde de criança ele era diferente e gostava de usar maquiagem. Tendo poucos amigos, Robert chegou a ser considerado por seus colegas de classe quando criança, como uma má influência, embora tenha se casado anos mais tarde com sua primeira namorada, Mary.
Aos dezesseis anos, formou sua primeira banda, que de início teria o nome de Malice (1976). Robert cresceu em meio ao movimento Punk e tinha em mente fazer músicas completamente diferentes com o que estava familiarizado a ouvir na época. Aquele vocalista pálido que desde criança costumava usar maquiagem e ter uma forte afeição pela cor preta, se tornaria um ícone importante nos anos 80.
Ouça aqui!
IN BETWEEN DAYS
The Cure
Yesterday I got so old
I felt like I could die
yesterday I got so old
it made me want to cry
go on go on
just walk away
go on go ony
our choice is made
go on go onand disappear
go on go on
away from here
And know I was wrong
when I said it was true
that couldn't be me and be her
in between without you
without you
Yesterday i got so scared
I shivered like a child
yesterday away from you
it froze me deep inside
come back come back
don't walk away
come back come back
come back today
come back come back
why can't you see?
come back come back
come back to me
And I know I was wrong
when I said it was true
that it cuoldn't be me and be her
in between without you
without you
Já que falei de Live Aid...
No dia 11 de janeiro de 1985, acontecia então no Rio de Janeiro, a primeira edição de um ambicioso projeto, o Rock in Rio. Mais do que uma vitrine do Brasil, o evento tomou proporções continentais, aportando no ano de 2004 na Europa. Já são quatro edições vitoriosas e Medina já fala em repetir a dose em 2006.
Os números são astronômicos, proporcionais a um festival do porte do Rock in Rio: em suas quatro edições, o evento reuniu três milhões e 700 mil pessoas. Pelos palcos do festival passaram 240 atrações, totalizando 470 horas de shows. E não foi só isso. O evento foi responsável por empregar diretamente 18 mil pessoas e, através do projeto social, conseguiu doar R$ 7,5 milhões com a ajuda do público e de todos os parceiros.
A primeira edição do evento, em 1985, certamente marcou a vida de muita gente, que pôde assistir de perto nomes como Ozzy Osborne, Rod Stewart, AC/DC, Nina Hagen, Queen, James Taylor entre outros. Em 1991 houve a segunda edição, no Maracanã, e em 2001, a terceira, de novo na Cidade do Rock. O evento ainda cruzou os mares e aportou em Portugal, em 2004. Mas manteve o nome Rock in Rio. Coisa de português...
Já estão sendo acertados os detalhes da próxima edição em 2006, novamente em Lisboa e Medina sonha realizar ainda em 2007, um festival simultâneo no Rio de Janeiro, Cidade do Cabo e Sidney, na Austrália. É esperar e ver!
TEMA DO ROCK IN RIO
Se a vida começasse agora
E o mundo fosse nosso de vez
E a gente não parasse mais
De se amar
De sonhar
De cantar
De viver
Ô-o-uô Ô-o-uô Ô-o-uô
Ô-o-u Rock in Rio
Inevitável, inesquecível, indescritível
Flamengo, campeão do Mundial Interclubes. Tóquio, 1981.