quinta-feira, junho 16
Série - Poetas dos 80's
"Pra mim, rock’n’roll é tocar, se divertir, fazer o maior auê e ir embora."
(Renato Russo)Renato Manfredini Junior nasceu no dia 27 de março de 1960, às 4 horas, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Teve uma infância comum. Soltava pipa, brincava de pique, andava de carrinho de rolimã onde morava, na Ilha do Governador, bairro da Leopoldina.
No início da adolescência, nos anos 70, Renato Russo começa a ter os primeiros sonhos de formar uma banda. No final da década, se envolve com o movimento Punk criado em Londres. Calças rasgadas e alfinete na orelha eram suficientes para chocar a sociedade brasiliense da época. Em 1978, conhece o guitarrista e filho de diplomata André Petrorius e o baterista Felipe Lemos, com quem formaria o Aborto Elétrico, embrião da Legião Urbana.
Em 1980, já com 20 anos, Renato realiza o primeiro show com músicas próprias, no bar Só Cana, em Brasília. André deixa a banda para prestar serviço militar na África do Sul. O aborto ganha mais dois integrantes: Flávio Lemos e Ico Ouro Preto (irmão do Dinho, do Capital Inicial). No mesmo ano, Renato conhece Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá. O Aborto Elétrico acaba no ano seguinte.
Nessa época, Renato passa a compor com mais intensidade e aumenta a freqüência dos shows de voz e violão. Fica conhecido como Trovador Solitário. A Legião Urbana só seria formada em 1982. Tocam, com a formação clássica, pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 1983, no Circo Voador, no dia 23 de julho. O primeiro disco sai em 1985. Daí para frente, o sucesso do grupo é meteórico.
Na década de 90, Renato inicia carreira solo. O primrio disco da carreira solo é lançado em 1994, com 21 músicas em inglês. Os royalties de The Stonewall Celebration Concert seriam revertidos para a Ação da Cidadania Contra a Miséria e a Fome, do sociólogo Betinho. Em janeiro de 1995 acontece o último show da Legião Urbana, na boate Reggae Night, em Santos.
No dia 11 de outubro de 1996, 1h15, morre Renato Russo, em seu apartamento na Nascimento Silva, em Ipanema. Uma semana depois é decretado oficialmente o fim da Legião Urbana, deixando milhões de fãs órfãos.
Ouça aqui!
TEOREMA
Legião Urbana
Não vá embora
Fique um pouco mais
Ninguém sabe fazer
O que você me faz
É exagero
E pode até não ser
O que você consegue
Ninguém sabe fazer.
Parece energia mas é só distorção
E não sabemos se isso é problema
Ou se é a solução
Não tenha medo
Não preste atenção
Não dê conselhos
Não peça permissão
É só você quem deve decidir o que fazer
Pra tentar ser feliz
Parece energia mas é só distorção
E parece que sempre termina
Mas não tem fim
Não vá embora
Fique um pouco mais
Ninguém sabe fazer
O que você me faz
É exagero
E pode até não ser
O que você consegue
Ninguém sabe fazer
Parece um teorema sem ter demonstração
E parece que sempre termina
Mas não tem fim