sexta-feira, junho 10
Muita concorrência no dia 2
Além de mais uma micareta na cidade, tem nova edição do Live Aid, que desta vez se chamará Live 8. Bom trocadilho de mister Geldof! Aí, sim, tudo a ver com anos 80!!!!
Live Aid - 1985 e 2005
Lembra do Live Aid? Se você ainda era uma criança em 1985, saiba que o Live Aid foi o primeiro evento de música pop a ser transmitido e assistido em escala planetária – e ao vivo, como o nome sugere, realizado simultaneamente em Londres e em Filadélfia. O Live Aid foi visto por nada menos que 1 bilhão e 500 milhões de pessoas.
Julho de 1985 marcou época, fez história. Não só por tornar o 13 de julho Dia Mundial do Rock, mas por ser o primeiro evento de música pop a ser transmitido e assistido em escala planetária, realizado para ajudar o povo que passava fome na Etiópia, onde 1 milhão e 200 mil pessoas se arrastavam famintas, magérrimas, entre 1984 e 1985. Foram arrecadados 70 milhões de dólares com o Live Aid -– metade da grana foi gasta em comida e medate investida para tentar remediar a situação.
Participaram do Live Aid artistas como Mick Jagger, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, Tina Turner, David Bowie, Sting, Ozzy Osbourne e as bandas The Who e U2.
Agora, o músico irlandês Bob Geldof, idealizador da campanha Band Aid, em prol das vítimas da fome na África, que incluía os shows, anuncia o Live 8, assim batizado por causa da proximidade do encontro de representantes de países do G-8 na Escócia, entre os dias 6 a 8 de julho.
O Live 8 promete chamar atenção para a fome no planeta antes: no dia 2 de julho em Londres, Paris, Roma, Berlim e Filadélfia. O megashow faz parte da campanha Make Poverty History ("Faça da pobreza algo do passado", em tradução livre), que quer que países ricos cancelem as dívidas e aumente a ajuda a nações mais pobres, principalmente as da África. Coisa que Bono já vem martelando algum tempo, à frente da campanha Jubilee 2000.
Entre as atrações já confirmadas para o Live 8 em Londres estão Madonna, REM, Paul McCartney, Coldplay e Dido. Especula-se ainda que o show no Hyde Park deve contar com as participações de U2, Rolling Stones, Sting e até as Spice Girls. Os 150 mil ingressos disponíveis para a capital britânica serão distribuídos por sorteio. O Live 8 será transmitido por telões em sete cidades britânicas e pelas redes de TV e rádio da BBC.
Julho de 1985 marcou época, fez história. Não só por tornar o 13 de julho Dia Mundial do Rock, mas por ser o primeiro evento de música pop a ser transmitido e assistido em escala planetária, realizado para ajudar o povo que passava fome na Etiópia, onde 1 milhão e 200 mil pessoas se arrastavam famintas, magérrimas, entre 1984 e 1985. Foram arrecadados 70 milhões de dólares com o Live Aid -– metade da grana foi gasta em comida e medate investida para tentar remediar a situação.
Participaram do Live Aid artistas como Mick Jagger, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, Tina Turner, David Bowie, Sting, Ozzy Osbourne e as bandas The Who e U2.
Agora, o músico irlandês Bob Geldof, idealizador da campanha Band Aid, em prol das vítimas da fome na África, que incluía os shows, anuncia o Live 8, assim batizado por causa da proximidade do encontro de representantes de países do G-8 na Escócia, entre os dias 6 a 8 de julho.
O Live 8 promete chamar atenção para a fome no planeta antes: no dia 2 de julho em Londres, Paris, Roma, Berlim e Filadélfia. O megashow faz parte da campanha Make Poverty History ("Faça da pobreza algo do passado", em tradução livre), que quer que países ricos cancelem as dívidas e aumente a ajuda a nações mais pobres, principalmente as da África. Coisa que Bono já vem martelando algum tempo, à frente da campanha Jubilee 2000.
Entre as atrações já confirmadas para o Live 8 em Londres estão Madonna, REM, Paul McCartney, Coldplay e Dido. Especula-se ainda que o show no Hyde Park deve contar com as participações de U2, Rolling Stones, Sting e até as Spice Girls. Os 150 mil ingressos disponíveis para a capital britânica serão distribuídos por sorteio. O Live 8 será transmitido por telões em sete cidades britânicas e pelas redes de TV e rádio da BBC.
Modelitos anos 80 - Post 1
quinta-feira, junho 9
Cenas emblemáticas no cinema 2
Footloose - Ritmo louco (1984), com Kevin Bacon e Lori Singer
Os embalos de sábado continuam (1983), com um John Travolta totalmente repaginado
Procura-se Susan desesperadamente (1985), com Madonna e Rosanna Arquette
Top Gun - Ases indomáveis (1986), com Tom Cruise, Kelly MacGiles e Val Kilmer
Supla: punk genérico
Aos 14 anos, Supla já estava tocando na noite de São Paulo com uma banda que se chamava Os Impossíveis. Eles tocavam Beatles, Stones e algumas composições próprias. Sempre com o estilo divertido e rebelde, Supla acabou sendo convidado para tocar na banda Metrópolis, que fazia parte do cenário underground de São Paulo com um bom número de admiradores, entre eles Arnaldo Antunes, Edgard Escandurra, Thomas Pappon.
Na mesma época, Supla também foi convidado para cantar na banda Zig Zag. Sendo assim ele passou a se dedicar a ser um vocalista. Cantando na night paulista, a banda logo virou a conversa da cidade, especialmente por causa das performances do grupo. A banda Zig Zag, que depois mudou o nome para Tokyo, tocava desde Sex Pistols, The Cure, Exploited, The Clash, Stones e composições próprias. Sendo assim, pela tutela de Tico Terpens (Joelho de Porco), a banda lança um compacto pela Som Livre com duas músicas: Humanos e Mão Direita (música que foi censurada, pois falava de masturbação).
A banda cresceu e a CBS (Epic) foi ao show e ficou impressionada com o carisma e a musicalidade do grupo. No dia seguinte, o Tokyo assinava um contrato e lançava o seu primeiro LP: Humanos. Assim foi criado o nosso Billy Idol genérico.
E como aqui não tem censura, lembre da letra de Mão direita.
MÃO DIREITA
Supla
Vou levá-la comigo pra jantar
Ela merece por alegrias que me dá
Ela é o consolo da minha solidão
Eu tenho a felicidade na palma da minha mão
Minha mão direita
Pra jantar
Minha mão direita
Pra sentir
Minha mão direita
Pra tocar
Minha mão direita
Pra iludir
Minha mão direita
Pra subir
Ela não reclama, só me dá prazer
Na hora de jogar ela sabe o que fazer
Nas telas de cinema ela me ajuda a sonhar
Com aquela estrela que jamais vou conquistar
Minha mão direita
Pra jantar
Minha mão direita
Pra sentir
Minha mão direita
Pra tocar
Minha mão direita
Pra iludir
Minha mão direita
Pra subir
quarta-feira, junho 8
Sobre o tema "festa temática"
Algumas pessoas começam a dar mostras de preocupação por causa do "temática" da festa 30 com carinha de 22. Isso porque o foco será nos anos 80. E a moda da época não deixou saudade nenhuma.
Pessoas, quero esclarecer que não há qualquer obrigatoriedade de ir "fantasiado" de anos 80. Eu vou. Mas eu QUERO ir. E vou exagerar, quero nem saber.
Vamos deixar bem claro que não é uma festa a fantasia, embora, quem desejar, como eu, possa se caracterizar com altíssima fidelidade. Obrigação, mesmo, é só da aniversariante. Eu vou, digamos, me solidarizar... Mas é porque eu quero!
Não é a primeira festa temática que faço. A do Márcio e do Alexandre, há quase dois anos, também no Forte do Leme, foi um sucesso. Muita gente (a maioria, acho, até) estava bem caracterizada de anos 70. Quem não foi muito "montado", pelo menos meteu um adereço que remetia à época disco — blusa com brilhos, visual hippie e por aí segue.
Atualmente, não é nada difícil encontrar uma blusinha verde-limão, laranja ou púrpura nas lojas. E camiseta, jeans e tênis é visual roqueiro desde os anos 50; os homens não terão dificuldade de se adaptar.
Para quem quiser caprichar, prometo que muito em breve farei uns especiais sobre moda (?) anos 80, ok?
Republicado em Bla-bla-blog
Pessoas, quero esclarecer que não há qualquer obrigatoriedade de ir "fantasiado" de anos 80. Eu vou. Mas eu QUERO ir. E vou exagerar, quero nem saber.
Vamos deixar bem claro que não é uma festa a fantasia, embora, quem desejar, como eu, possa se caracterizar com altíssima fidelidade. Obrigação, mesmo, é só da aniversariante. Eu vou, digamos, me solidarizar... Mas é porque eu quero!
Não é a primeira festa temática que faço. A do Márcio e do Alexandre, há quase dois anos, também no Forte do Leme, foi um sucesso. Muita gente (a maioria, acho, até) estava bem caracterizada de anos 70. Quem não foi muito "montado", pelo menos meteu um adereço que remetia à época disco — blusa com brilhos, visual hippie e por aí segue.
Atualmente, não é nada difícil encontrar uma blusinha verde-limão, laranja ou púrpura nas lojas. E camiseta, jeans e tênis é visual roqueiro desde os anos 50; os homens não terão dificuldade de se adaptar.
Para quem quiser caprichar, prometo que muito em breve farei uns especiais sobre moda (?) anos 80, ok?
Republicado em Bla-bla-blog
Billy Idol: louro e rebelde
Pensar no rock dos anos 80 também é lembrar de um sujeito loiro, com os cabelos espetados, entortando a boca e vestido com roupas no mínimo extravangantes. Essa figura é nada menos que o inglês William Michael Broad, mais conhecido como Billy Idol.
O cantor foi sem dúvida um dos artistas de maior repercussão dessa época, porém, sua carreira musical começou bem antes, quando após ter passado por diversas bandas, passou a misturar punk com new wave. Ficou um tempo no Siouxie and the Banshees, o que lhe deu experiência suficiente para se aventurar em um no projeto, o Chelsea, que mais tarde virou Generation X, em 1976, trazendo além do próprio Idol na guitarra e vocal, Tony James no baixo, John Towe na bateria.Após três discos lançados, o grupo acaba em 1980 e já no ano seguinte, Billy Idol resolve investir em uma carreira solo.
Mudou-se em definitivo para os Estados Unidos e ao lado do respeitadíssimo guitarrista Steve Stevens, lançou grandes hits como Rebell Yell, Dancing With Myself, White Wedding, Eyes Without a Face, Sweet Sixteen, Money Money, Don't Need a Gun e Cradle Of Love.
Em todos esses anos, Idol, assim como todo artista, passou por altos e baixos em sua carreira, como o acidente que sofreu de moto, obrigando-o a fazer algumas apresentações usando uma bengala, as acusações de ser um “falso punk”, atingiu os primeiros lugares da parada da Billboard, e é até hoje reconhecido como autêntico, original e um dos pioneiros em um estilo de música.
O cantor permaneceu um longo tempo em silêncio na década de 90, onde lançou apenas o álbum Cyberpunk.
Ouça aqui!
DANCING WITH MYSELF
Billy Idol
On the floors of Tokyo
Or down in London town to go, go
With the record selection
With the mirror reflection
I'm dancing with myself
When there's no-one else in sight
In the crowded lonely night
Well I wait so long
For my love vibration
And I'm dancing with myself
Oh dancing with myself
Oh dancing with myself
Well there's nothing to lose
And there's nothing to prove
I'll be dancing with myself
If I looked all over the world
And there's every type of girl
But your empty eyes
Seem to pass me by
Leave me dancing with myself
So let's sink another drink
'Cause it'll give me time to think
If I had the chance
I'd ask the world to dance
And I'll be dancing with myself
Oh dancing with myself
Oh dancing with myself
Well there's nothing to lose
And there's nothing to prove
I'll be dancing with myself
If I looked all over the world
And there's every type of girl
But your empty eyes
Seem to pass me by
Leave me dancing with myself
So let's sink another drink
'Cause it'll give me time to think
If I had the chance
I'd ask the world to dance
And I'll be dancing with myself
Oh dancing with myself
Oh dancing with myself
If I had the chance
I'd ask the world to dance
If I had the chance
I'd ask the world to dance
If I had the chance
I'd ask the world to dance
Dancing with myself
terça-feira, junho 7
Legião Urbana: a voz de uma geração
"Não há mentiras nem verdades aqui, só há música urbana."
A Legião Urbana foi um dos três grupos mais importantes do BRock' dos anos 80, ao lado dos Paralamas do Sucesso e dos Titãs. Renato Russo foi o líder dessa banda de rock brasileira e o porta-voz do que ele próprio denominou "Geração Coca-Cola''. Era a figura mais errática de sua geração, dependente de drogas e álcool, homossexual, sofrendo de tristeza profunda desde criança.
Os seus poemas e suas músicas mostram uma pessoa frágil e vulnerável, procurando salvação no Budismo, na Bíblia e no amor. Através do messianismo das letras e dos hábitos de Renato a Legião virou quase uma religião entre os jovens. Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, no Rio de Janeiro, em decorrência da AIDS.
Ouça aqui! Na atual conjuntura, quem diria, cai como uma luva...
QUE PAÍS É ESTE?
Legião Urbana
Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
Que país é este
Que país é este
No Amazonas,
no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
sangue anda solto
Manchando papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
Que país é este
Que país é este
Que país é este
Agora sim, foi dada a partida!
Começa amanhã a corrida pelos convites da festa! Já estão prontos!! Acabo de pegar na gráfica!!! Garantam logo o seu: afinal, são só 100!!!!
segunda-feira, junho 6
Série - Poetas dos 80's
"Sou humano, preciso ser amado."
(Morrissey)
Em maio de 1982, Morrissey foi apresentado a um guitarrista chamado John Mahr. Naquele momento, Mahr trabalhava em lojas de roupas e estava procurando por alguém que pudesse escrever letras para suas músicas. Então, os dois uniram forças e em pouco tempo já tinham algumas canções prontas. A idéia inicial era compor músicas e tentar ganhar algum dinheiro vendendo-as para outros artistas. Mas logo mudaram de idéia. Procuraram por mais dois caras e montaram uma banda.
O nome escolhido foi The Smiths, e John passou a se chamar Johnny Marr e Steven Morrissey, apenas Morrissey. Os outros dois eram Mike Joyce na bateria e Andy Rourke no baixo. Desta união surgiu umas das maiores e melhores bandas de Rock/Pop dos anos 80, em suas canções Morrissey sempre expressou seus sentimentos sem esconder o fato de ser Gay assumido, o Smiths seguiram com seu estrondoso sucesso mundial até 1988 quando a decidiram parar, no mesmo ano Morrissey segue com muito sucesso até hoje em sua carreira solo.
EVERYDAY IS LIKE SUNDAY
Morrissey
Trudging slowly over wet sand
Back to the bench where your clothes were stolen
This is the coastal town
That they forgot to close down
Armageddon - come Armageddon!
Come, Armageddon! Come!
Everyday is like SundayEveryday is silent and grey
Hide on the promenade
Etch a postcard :"How I Dearly Wish I Was Not Here"
In the seaside town...that they forgot to bomb
Come, Come, Come - nuclear bomb
Everyday is like Sunday
Everyday is silent and grey
Trudging back over pebbles and sand
And a strange dust lands on your hands
(And on your face...)
(On your face ...)
(On your face ...)
(On your face ...)
Everyday is like Sunday
"Win Yourself A Cheap Tray"
Share some greased tea with me
Everyday is silent and grey
Tudo confirmado para o dia 2!
O contrato de aluguel do espaço está assinado. Os convites estão na gráfica. Enfim, tudo pronto para a festança do ano! Comprem seu convite o quanto antes... São apenas 100. Uma festa pra lá de VIP!
Série - Encontros inesquecíveis
Não precisa nem legenda, né?