segunda-feira, junho 13
Os precursores do techno
DEPECHE MODE
As origens do Depeche Mode datam de 1976, quando em Basildon, Inglaterra, Andrew Fletcher (baixo/teclado) e Vince Clarke (teclado) se encontram pela primeira vez e formam a banda "No Romance in China" que teve vida muito curta, até 1979 quando Vince, juntamente com Martin Gore (guitarra/teclado), formaria uma nova dupla chamada "French Look". Não demorou muito para que Andrew Fletcher se juntasse ao grupo, formando assim o "Composition of Sound" com Vince no vocal. Em meados de 1980, o cantor Dave Gahan entra para o grupo que passa a se chamar Depeche Mode, nome este tirado de uma revista francesa de moda, que em português significa "Moda Passageira". Era o início de tudo que temos até hoje.
A primeira música do Depeche Mode a surgir no cenário musical inglês foi uma versão de Photographic, faixa incluída na compilação "Some Bizarre Album" (1980). Essa faixa foi relançada como bônus posteriormente na reedição de The Singles 81-85 (aquele de capa vermelha) em 1998. Depois de assinarem um contrato com a Mute Records, a banda lança seu primeiro single Dreaming of Me no início de 1981, seguido por New Life. Mas seu espaço na mídia só foi conquistado com o lançamento do terceiro single, Just Can't Get Enough, que esteve entre as 10 mais da parada inglesa, se tornando um sucesso inclusive no Brasil.
NEW ORDER
Primeiro, em 1977, era a banda Warsaw. Quem em 1978 mudou o nome para Joy Division. Em 1980, Ian Curtis, um dos membros da banda, é encontrado morto na sua casa em Manchester às vésperas da primeira turnê na America. Suicídio. Naquele mesmo ano, Closer, o último álbum do Joy Division é lançado. Os três membros que ficaram decidem mudar o nome do grupo mais uma vez — nasce o New Order. Nessa época, Gillian Gilbert assume os teclados do New Order. Movement, o primeiro álbum de todo material do New Order é lançado em 1981, com as faixas "Dreams Never End," "Truth," e "Denial."
O segundo LP só viria em 1985. Low Life traz o sucesso Perfect kiss, que ficaria, naquele mesmo ano, no Top 5 dance americano. Pretty in Pink, de John Hughes, é lançado. Aqui, levou o nome Garota de rosa-shocking. Na trilha, três músicas do New Order, incluindo "Shell-Shock" que ganhou o movie's platinum pela trilha sonora. O single "Bizarre Love Triangle" é lançado no mesmo ano e, a partir daí, seguem-se várias turnês. O New Order chega ao Brasil em novembro de 1989.
PET SHOP BOYS
Neil Francis Tennant nasceu no dia 10 de julho, em 1954 na cidade de North Shields, Inglaterra. Sua mãe sempre sonhou ver o filho como jornalista da BBC. O máximo que Tennant conseguiu foi ser repórter na Smash Hits. Christopher Sean Lowe nasceu em 4 de outubro de 1959, na cidade de Blackpool. Tocou trombone no colégio e foi trabalhar como arquiteto. Neil e Chris se conheceram numa loja de eletrônicos ou de CDs (não se sabe o certo) por volta de 1981.
Os dois formaram um duo: Tennant nos vocais e Lowe nos teclados passando a se apresentar em pubs. Nessa época eles se apresentavam como "West End". Antes de lançar o primeiro single West End Girls (em 85) eles já haviam mudado o nome para Pet Shop Boys. No entanto o single não foi bem sucedido. Em 86, com o lançamento de "Please", o primeiro álbum, West End Girls chega ao topo das paradas. O lançamento de "Actually" em 87 mostra que o talento do duo não estava apenas em uma música.
"Introspective" foi lançado em 88 e tinha apenas seis músicas. Esse é o álbum mais difícil de ser comentado. A música mais curta tem quase sete minutos e a capa é cheia de listras coloridas, isso sem falar no encarte onde Tennant e Lowe aparecem com um cachorro no colo. Para alguns esse é o melhor álbum lançado pelo duo. Para outros, esse álbum é sem dúvida o melhor de toda a década de 80.
INFORMATION SOCIETY
Abreviadamente pelos fãs para InSoc, o grupo surgiu da união de estudantes de Minneapolis, em 1981. Paul Robb, Kurt Harland, James Cassidy e Amanda Kramer tinham um gosto em comum por música e pelas pistas da época. Os primeiros ensaios da banda surgiram em 1981. Em 1982, lançam um EP com cinco músicas, o primeiro contato "real" com o mundo da música. Entre 83 e 84, lançam um mini-LP chamado Creatures of Influence, que pouquíssima gente ouviu e virou raridade. Segundo o próprio Paul, o disco foi um fracasso comercial porque o InSoc tentou fazer um som "difícil" demais.
Em 1985, o InSoc lança um compacto com uma das músicas já lançada anteriormente: Running foi sucesso absoluto das pistas da época e foi esta música que colocou o InSoc no cenário technopop da época. Fizeram uma excursão por diversos lugares nos EUA em 1986, e assinaram um contrato com a gravadora independente Tommy Boy em 1987. Lançam o álbum Information Society em 88, que, obviamente, possuia a música Running. Porém, a música que se destacou no álbum foi What's on Your Mind, alcançando terceira posição nas paradas. Com essas duas músicas, o álbum alcançou o Top 5 entre os mais vendidos. Daí pra frente, foi aberto caminho para a música Walking Away disparar, que chegou ao Top 9. Repetition, a primeira balada romântica, estourou nas rádios brasileiras em 89, embora sem grande destaque no exterior. Receberam o título de revelação pela revista Rolling Stone e música do ano pela revista Spin. Em agosto de 89, fazem vários shows no Brasil, com teclados de Sally Berg. Com esses shows, o InSoc vira mania nacional.