segunda-feira, junho 13
Pretenders, teu nome é new wave
No início de 1978, Chrissie Hynde produziu uma demo que atraiu a atenção de um dono de uma gravadora londrina, o qual lhe propôs um contrato. A formação original da banda era composta pelo baixista Pete Farndon, que veio a ser o namorado de Hynde, o baterista Martin Chambers e o guitarrista James Honeyman-Scott. Eles gravaram um cover do Kinks, "Stop Your Sobbing", que foi lançado, com elogios da crítica, em 1979. Logo após, veio o single das músicas "Kid" e "Tattooed Love Boys" e só então a banda lançou seu primeiro grande sucesso, "Brass in Pocket".
Os singles foram todos incluídos num álbum também chamado Pretenders, que foi um clássico que aclamou Hynde como uma grande revelação do rock. O Pretenders realizou uma longa turnê pelos EUA, durante a qual Hynde se envolveu com Ray Davies do Kinks, o primeiros dentre os vários romances polêmicos dela. O álbum Pretender II foi lançado em 1981, trazendo Hynde num estilo mais sexy e os solos alucinantes do guitarrista Honeyman-Scott. Entretanto, a banda estava em atrito.
Mergulhado nas drogas, Farndon se tornou extremamente isolado e acabou sendo expulso da banda em 1982. Depois de uma semana, Honeyman-Scott foi encontrado morto em Londres, após uma overdose de drogas. Menos de um ano depois, Farndon também morre. Chambers e Hynde persistiram e voltaram a estúdio com o guitarrista Billy Bremner e o baixista Tony Butler, para gravar "Back on the Chain Gang", o maior sucesso da banda.
Em 1984, foi lançado Learning to Crawl. Bem mais para o lado pop do que seus antecessores, este álbum tentou pegar carona no sucesso do antigo Pretenders, mas só conseguiu mostrar que não possuia nenhuma base. O álbum alcançou a posição no. 5 nas paradas americanas resultou numa turnê mundial. Durante a turnê, Hynde conheceu e casou-se com Jim Kerr, do Simple Minds. Logo, ela teve sua segunda filha.
No Live Aid, em 1985, Hynde se apresentou com o UB40, fazendo um cover de "I Got You Babe" de Sonny e Cher. No ano seguinte, foi lançado Get Close, o quarto álbum da banda, embora Hynde fosse a única integrante restante da formação original. A banda começou a se dissolve. No final da década de 80, Hynde começou a passar a maior parte de seu tempo arrecadando dinheiro para várias obras de caridade e pregações em benefício do vegetarianismo. Ela se divorciou de Kerr em 1990.
Ouça aqui!
MIDDLE OF THE ROADIn the middle of the road,
Is trying to find me.
I'm standing in the middle of life with my pains behind me.
But, I got a smile
For everyone I meet.
Long as you don't try dragging my bay,
Or dropping a bomb on the street.
Come on baby,
Get in the road.
Come on now,
In the middle of the road, yeah.
In the middle of the road,
You see the darnest things.
Like fat cats driving around in jeeps through the city,
Wearing big diamond rings and silk suits.
Past corrugated tin shacks holed up with kids and
Man I don't mean a Hampstead nursery.
But when you own a big chunk of the bloody third world,
The babies just come with the scenery.
Come on baby,
Get in the road.
Come on now,
In the middle of the road, yeah.
One. Two. Three. Four. Five. Six.
In the middle of the road,
Is my private cul de sac.
I can't get from the cab to the curb,
Without some little jerk on my back,
Don't harass me kid,
Can't you tell I'm going home, I'm tired as hell,
I'm not the cat I used to be,
I've got a kid, I'm thirty-three baby.
Get in the road.
Come on now,
In the middle of the road.