quarta-feira, junho 15

Enforquem o DJ!!!!



No começo dos anos 80, Steven Patrick Morrissey procurava um companheiro para compor músicas para suas letras, então por indicação, conheceu Jhonny Marr, que trabalhava numa loja de roupas. Em 1982, resolverem se juntar para fazer músicas e vender a outros artistas, mas mudaram de idéia e chamaram mais dois músicos, Mike Joyce e Andy Rourke, para compor a banda The Smiths. Eles conseguiram um acordo com o selo Rough Trade, e já no primeiro single, Hand in Glove, podia-se notar que a banda possuia um potencial incrível, o que ficou comprovado no lançamento do primeiro disco, que tinha como músicas principais, What Difference Does it Make?, Still ill, Hand in Glove e This Charming Man.

Em 1984, Heavens knows im miserable now, cai no gosto popular, especialmente no Brasil — e continua sendo tocada nas rádios até hoje. Jhonny Marr começa a despontar como uma das personalidades musicais mais importantes dos anos 80. Sua guitarra parece ser a companheira perfeita para a voz aveludada de Moz (apelido de Morrisey), virtude que pode ser comprovada em músicas como How Soon is Now?, e I Want the One i Cant Have.

Mas os Smiths não seriam os mesmos sem o baixo empolgante de Rourke (vide Barbarims Begins at Home e This Charming Man) e a bateria discreta de Joyce. Esse quarteto perfeito grava sua obra prima em 1986, o disco The Queen is Dead, que chega às lojas no auge da banda, mostrando que os Smiths estavam muito mais experientes, ironizando e protestando contra a sua nação e contra a igreja de uma forma genial.

O álbum Strangeways Here we Come é a prova definitiva de que a banda mudara. Há quem ache que a última faixa do CD, I wont Share You, é, na verdade, uma composição de Morrissey dedicada a Jhonny Marr, prevendo uma futura desintegração da banda. Alguns acreditam que as pequenas discussões entre Morrissey e Marr que ocorriam cada vez mais freqüentemente nos últimos anos da banda, foram as responsáveis pelo fim dos Smiths. Mas a verdadeira causa da separação nunca foi esclarecida.

Ouça aqui!

PANIC
The Smiths

Panic on the streets of London
Panic on the streets of Birmingham
I wonder to myself
Could life ever be sane again
on the Leeds side-streets that you slip down
I wonder to myself
Hopes may rise on the Grasmeres
But Honey Pie, you're not safe here
So you run down
To the safety of the town
But there's Panic on the streets of Carlisle
Dublin, Dundee, Humberside
I wonder to myself
Burn down the Disco
Hang the blessed D.J.
Because the music that they constantly play
IT SAYS NOTHING TO ME ABOUT MY LIFE
Hang the blessed D.J.
Because the music they constantly play
On the Leeds side-streets that you slip down
On the provincial towns that you jog 'round
Hang the D.J.,. Hang the D.J.,.Hang the D.J..
Hang the D.J., Hang the D.J., Hang the D.J..
HANG THE D.J., HANG THE D.J., HANG THE D.J.
HANG THE D.J., HANG THE D.J., HANG THE D.J.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?