sexta-feira, julho 1

Punkadas da cabeça


DEAD KENNEDYS
A banda se formou em San Francisco, quando o cantor Jello Biafra respondeu a um anúncio colocado pelo guitarrista East Bay Ray. Então a dupla uniu-se ao baixista Klaus Flouride, ao baterista Bruce (Ted) Slesinger e ao segundo guitarrista conhecido simplesmente como 6052. Mas, 6052 não ficou com a banda por muito tempo, e Slesinger foi trocado por D.H. Peligro, em 1981. O primeiro show foi em julho de 1978, que caracterizou-se por uma verdadeira retratação do punk rock britânico, com batidas pesadas e incríveis sons de guitarra. Porém, para aqueles que curtiam, os Dead Kennedys detonavam as outras bandas punk daquela época, por fazer letras profundas e possuir músicos realmente experientes.

A banda lançou uma série de sons polêmicos, como "Let's Lynch the Landlord", "I Kill Children" e "Chemical Warfare". Os Dead Kennedys escolheram deliberadamente o nome da banda, por ser um nome politicamente inflamatório, e para dar continuidade ao comportamento provocativo do grupo. Numa brincadeira de mal gosto, Biafra avançou no prefeito de San Francisco e acabou preso. A banda lançou seu disco Fresh Fruit for Rotting Vegetables, em 1980, seguido por um EP de oito faixas chamado In God We Trust, em 1981.

Em 1982, eles lançaram um outro álbum, o Plastic Surgery Disasters. Após dois anos de turnê, aparece o trabalho mais melódico, Frankenchrist (1985), que foi marcado por um estado frenético de desespero, que refletia o perfil político de extrema direita que se instalava na América. O grupo continuou causando controvérsias com o pôster do álbum Penis Landscape. Porém, este episódio em especial, trouxe problemas judiciais para Biafra, que foi condenado por "causar danos morais a menores de idade". Entretanto, a banda já tinha decidido que ia acabar em 1986, antes do lançamento do último álbum, Bedtime for Democracy.


PIL (PUBLIC IMAGE LIMITED)
Depois de ser demitido do Sex Pistols, em 1977, John Lydon se juntou com Keith Levene (um dos primeiros guitarristas do The Clash), com o baixista Jah Wobble e o baterista Jim Walker, e formou a banda em janeiro de 1978. O primeiro single, "Public Image/The Cowboy Song", chocou a opinião pública inglesa. A letra de "Public Image" mostrava resquícios da indignação de John Lydon com o público dos tempos do Sex Pistols: "Você não ouve uma palavra do que eu digo / Só se importa com as roupas que uso / Ou será que o interesse é maior / É pela cor do meu cabelo?" e termina de forma profética: "Você teve o que quis / A imagem pública pertence a mim / É a minha entrada, minha criação / Meu grande final / Meu adeus..."


O primeiro disco, "Public Image", saiu no natal de 1978, chocando a população inglesa com um John Lydon penteado e bem vestido na capa, contraponto com uma torrente de ataques verbais violentos contra o stablishment! Amplamente influenciados pela banda anarco-punk inglesa Crass, o disco contém o poema estilo spoken word "Religion", um ataque às instituições cristãs (que seria influenciado pela faixa "Asylum", do primeiro disco do Crass), e a mesma faixa musicada em seguida. "Public Image" e "Attack" são resquícios da sonoridade pistolniana, e a insuperável "Low Life" despeja letras arrogantes ao melhor estilo Johnny Rotten. O próximo lançamento, "Metal Box" (que nos Estados Unidos seria chamado de "Second Edition") de 1979, foi algo extremamente inovador para a época: três lp's numa caixa de filme 8mm de metal.

Em 1980 sai "Paris In The Spring", ao vivo, e logo depois a banda se reduzia a uma dupla, John Lydon e Keith Levene, e perderia o excelente baixista Jah Wobble e, que havia feito um trabalho fenomenal no álbum anterior. Em 1981 sai "Flowers Of Romance", terceiro disco de estúdio e o que fez maior sucesso de vendas na Inglaterra, e que fecha o ciclo áureo do P.I.L. Cada vez mais Lydon se aprofunda na poesia difícil e rebuscada, enquanto o som se torna cada vez mais caótico. Em 1983 sai o disco ao vivo "Live In Tokyo", e no ano seguinte, o álbum "This Is What You Want... This Is What You Get". Em 1986 sai o clássico "Album" (nome que varia de acordo com o formato, podendo ser "Cassete" e "Compact Disc"), famoso por conter a música mais famosa da banda "Rise", com misturas de soul, reggae e rock. O tema é contra o racismo, que pode passar a imagem de Lydon aos desavisados de politicamente-correto ("Eu poderia estar certo / Eu poderia estar errado / Eu poderia ser branco / Eu poderia ser negro").


MISFITS
Banda de punk rock americana, na linha dos Ramones, que possuia também elementos góticos no seu som e visual. Começou suas atividades no final dos anos 70, mas nunca fez sucesso algum. Quando a banda acabou em 83 foram ganhando uma impressionante notoriedade póstuma. Principalmente por causa de bandas como Metallica e Guns'n' Roses que fizeram covers de suas músicas. Curiosidade: apesar de continuar na ativa, a banda ficou mais de sete anos sem poder usar o nome Misfits, por causa de um processo movido pelo vocalista e líder da banda Glen Danzig, que deixou a banda em 83.




IGGY POP
Iggy Pop, foi o símbolo máximo da degradação humana, capaz de rastejar sobre cacos de vidros das garrafas que lhe eram atiradas ao palco. Se Johnny Rotten cuspia nas pessoas da platéia, Iggy vomitava. Foi, sem dúvida, o primeiro bandleader a literalmente agredir seu público. As pessoas não iam aos shows dos Stooges apenas pela música, iam para serem confrontadas, provocadas por Iggy.

Após publicar sua autobiografia, I Need More, e acertar com o guitarrista Chris Stein, do Blondie, em 1982, ele lançou um outro trabalho chamado Zombie Birdhouse. Mas, somente quando a música "China Girl", escrita por Pop e Bowie, apareceu no final de 1983, com o álbum Let's Dance, e tornou-se um hit; Bowie conseguiu fazer com que Iggy alcançasse uma estabilidade financeira.

Com Bowie produzindo e o ex-Sex Pistols Steve Jones na guitarra, o álbum Blah, Blah, Blah trouxe a música mais acessível de Pop. No início dos anos 80, Pop começou a aceitar alguns papéis para atuar em filmes (Sid and Nancy, The Color of Money, Cry-Baby), ele era procurado por causa de sua fama de punk veterano, embora ele só tenha atuado como ator coadjuvante.

Iggy casou-se em 1984 e, apesar de estar feliz com a vida doméstica, Iggy reservou seu espírito animal para gravar Instinct, que foi a sua produção mais metálica. No álbum Brick by Brick, ele fez um dueto com Kate Pierson do B-52's, na música "Candy", tentando resgatar seu sucesso com o público. Sob várias críticas, American Caesar foi considerado o retorno de seu jeito autêntico; neste álbum há a participação de Henry Rollins, em duas faixas.



THE CLASH
A banda se formou no dia 1 de abril de 1976, um dia após assistirem a um show dos Sex Pistols. Os pé-rapados moradores do subúrbio londrino Mick Jones (guitarra) e Paul Simonon (baixo) tocavam em uma banda chamada London SS e viram no politizado Joe Strummer, filho de um diplomata inglês e guitarrista da banda 101ers, a peça chave para o novo projeto: The Clash. Na bateria, Terry Chimes. Com esta formação a banda seguiu tocando por todo 1976 e começo de 1977. O primeiro álbum saiu cerca de um mês e meio depois trazendo uma mudança: Terry Chimes, que tocou no disco, abandonou a banda sendo substituído por Topper Headon. "The Clash" bateu no Top 20 britânico estourando em vendas.

Unanimidade na Inglaterra, faltava agora conquistar os EUA."Give 'em Enough Rope" bateu no segundo posto na parada britânica, mas nem entrou no TOP 100 norte-americano. London Callin, de 1979, é considerada obra genial do estilo, a começar pela capa do disco. Exatamente um ano após ter parido um álbum duplo, o The Clash colocou nas lojas o triplo "Sandinista!". A briga para o disco triplo chegar ao comprador com preço de simples foi dura, mas o Clash venceu a queda de braço contra a gravadora. Gravado na Jamaica, "Sandinista!" radicaliza não só no número de canções (36), mas também na variação de estilos. Em "Combat Rock" (1982), o som da banda está mais centrado, mas o repertório finca base no funk, reggae e dub, mais do que em qualquer outro disco do The Clash.

Três anos após "Combat Rock", Strummer e Simonon recrutaram Nick Sheppard e Vince White para o novo Clash e lançaram este álbum, que é considerado o pior disco do grupo, não só pela ausência de Topper Headon e Mick Jones, mas pela estilização das músicas. A banda volta ao mercado em 1994, relançando "Super Black Market Clash" discoo com mais 12 faixas e algumas diferenças no tracking list original do EP originalmente gravado em 1980. Em 1999, Joe Strummer fecha o caixão do Clash com From Here To Eternity – Live, registro histórico ao vivo da banda.



RAMONES
O primeiro show dos Ramones ainda tinha Joey na bateria, e aconteceu em março de 1974, no estúdio onde ensaiavam, parecendo na verdade um ensaio aberto. O show foi um vexame pois Joey nitidamente não sabia tocar bateria. Decidem então que Joey assumiria os vocais e precisariam assim de um baterista. Conheceram ainda nesse mesmo estúdio, o empresário Tommy Erdelhyi, que passou a cuidar dos negócios do grupo.

Em janeiro de 1977, o grupo já gravava seu segundo álbum: Ramones- Leave Home. A fama do grupo aumentava junto com os problemas de Dee Dee com as drogas.Mesmo assim, ele estava em uma fase muito criativa. Logo após oito meses de lançamento do Leave Home, os Ramones estavam no estúdio para gravar a obra-prima do grupo e considerada também por muitos, o álbum revolucionário do rock, o "Rocket to Russia". O disco terminou em sexto lugar na lista de discos mais vendidos. No reveillon, gravaram o disco ao vivo It's Alive, lançado apenas na Europa.

Em julho de 1981, foi lançado “Pleasant Dreams” onde percebia-se que o clima nos Ramones não andava muito bem. Já no álbum Subterranean Jungle, Dee Dee e Johnny recuperavam a força de seus primeiros trabalhos, porém ainda notava-se uma certa insegurança. Nesse disco Mark Ramone se despedia dos Ramones, por causa de seu alcoolismo.

Dois dias depois do lançamento do Subterranean Jungle, os Ramones anunciavam a chegada do novo baterista, Richie. Recuperados da crise, os Ramones voltam com força total à fúria de seus primeiros discos. Durante os cinco anos seguintes, a banda renasceu com quatro álbuns excepcionais,: “Too Tough, To Die”, “Animal Boy”, “Halfway To Sanity” e “Brain Drain”.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?