quinta-feira, junho 30

Das mentes simples, as melhores idéias



Em 1985, uma canção chamada "Don’t You (Forget About Me)" colocou um grupo chamado Simple Minds no topo do mundo. A música, composta por um baladeiro acostumado a fazer canções pegajosas chamado Keith Forsey, fazia parte de um filme para o público adolescente chamado The Breakfast Club (no Brasil, ficou conhecido como Clube dos Cinco). Mas se para o Brasil e boa parte da América, o Simple Minds eram uma novidade, na Europa eram cultuados há muito muito tempo.

Comandado pelo excelente letrista, cantor Jim Kerr, o grupo nasceu na Escócia em 1977, junto com as bandas da geração new wave. Com fortes influências sonoras de Roxy Music, David Bowie, mas com letras engajadas e bom músicos, o Simple Minds fez fama justamente quando a sua fase criativa estava ladeira abaixo. No mesmo ano lançaram Once Upon a Time, segundo lançamento da banda no Brasil (o primeiro foi o single de 12 polegadas de "Don’t You" - acredite, nessa época as gravadoras ainda lançavam este formato por aqui).

Com hits do calibre de "Alive and Kicking", "Sanctify Yourself, entre outros, se estabeleceram como superbanda e venderam milhões. Até chegaram a tocar no Brasil, em 1988, no Hollywood Rock, em um dia em que o UB40 roubou a cena, deixando para o grupo a inglória missão de fechar a noite. Eu estava lá. Foi uma performance tediosa. Mesmo usando a camisa da seleção brasileira, não conseguiram animar a platéia. Uma pena para quem conhecia seu passado e sabia que o grupo era mais do que respeitado em seus primeiros cinco álbuns, especialmente nestes dois últimos, que originalmente seria um álbum duplo, mas foi dividido em dois e lançados no mesmo mês, em agosto de 1981.

Se você acha que Simple Minds é apenas aquela banda que injustamente foi acusada de chupar o U2 (com quem excursionaram), saiba que está enganado. Simple Minds é uma das grandes bandas da primeira metade dos anos 80.


Ouça aqui!

DON'T YOU (FORGET ABOUT ME)
Simple Minds

(Hey, hey, hey, hey)
Won't you come see about me
I'll be alone dancing, you know it, baby
Tell me your troubles and doubts
Giving me everything inside and out
And love's strange: so real in the dark
Think of the tender things
That we were working on
Slow change may pull us apart
When the light gets into your heart, baby
Don't you forget about me
Don't, don't, don't, don't
Don't you forget about me
Will you stand above me
Look my way, never love me
Rain keeps falling
Rain keeps falling
Down, down, down
Will you recognize me
Call my name or walk on by
Rain keeps falling
Rain keeps falling
Down, down, down, down
(Hey, hey, hey, hey
)Don't you try and pretend
It's my beginning
We'll win in the end
I won't harm you
Or touch your defenses
Vanity, insecurity
Don't you forget about me
I'll be alone dancing, you know it, baby
Going to take you apart
I'll build us back together at heart, baby
Don't you forget about me
Don't, don't, don't, don't
Don't you forget about me
As you walk on by
Will you call my name
As you walk on by
Will you call my name
When you walk away
Oh, will you walk away
Will you walk away
Oh, call my name
Will you call my name
Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?