sábado, maio 14
Como surgiu o BRock
O começo da década de 80 não foi nada propício para o rock. Reinava a MPB de FM e, apesar da relativa abertura política, a sombra da repressão e a censura ainda desanimavam os que tentavam ser tematicamente ousados.
Com o rock básico e os cabelos curtos e espetados da new wave (que substituía na Inglaterra e nos Estados Unidos o rebuscamento e o peso dos cabeludos), a renovação do Rock Brasil começa a se processar logo no início da década. Antenado com aquelas novas tendências, o jornalista e discotecário Júlio Barroso fundou a banda Gang 90, que trazia no seu bojo as Absurdetes (ou seja, as vocalistas Alice Pink Pank, May East, Lonita Renaux e Luísa Maria).
O estouro se deu no Festival MPB Shell de 1981, quando apresentaram o reggae Perdidos na Selva, cuja letra falava de um improvável acidente de avião com final feliz e reproduzia a linguagem e as referências dos filmes B e das histórias em quadrinhos.
A nova linguagem surgiu assim. Já a expressão, foi criada por Nelson Motta.
Era só uma mostra do que estaria por vir no ano seguinte, aquele em que o rock enfim configuraria um movimento cultural no Brasil.
Fonte: BRock - O rock brasileiro dos anos 80, livro de Arthur Dapieve